Corpo e Imagem na Sociedade de Consumo

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Ano: 2014
Nº Páginas: 180
Peso: 0.300 Kg
Dimensões: 160x230 mm
ISBN: 9789725613566
Categoria(s) Sociologia , Antropologia
Disponibilidade: Em Stock
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Esta obra tem como principal objectivo analisar a relação que se tem vindo a fortalecer entre o corpo, a imagem e a sociedade de consumo, numa perspectiva sociológica, exemplificada por casos da actualidade.Nas sociedades contemporâneas o estudo das relações entre o corpo e a Sociologia é uma área ainda em desenvolvimento e designadamente as dinâmicas sociais que estão na base da construção da imagem corporal têm recentemente gerado discussões tanto em circuitos académicos como na sociedade civil. A nível social, o interesse por aspectos mais relacionados com práticas corporais e problemas associados tem vindo a acentuar-se nas últimas décadas, nomeadamente no que concerne à obesidade e aos distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia, entre outros.Neste sentido, o texto começa por incidir sobre o estudo sociológico do corpo, oferecendo uma amplitude de análise sobre os assuntos corporais desde a Sociologia dita clássica à disciplina da Sociologia do corpo que emanou da Sociologia contemporânea.Em segundo lugar são destacados os contributos relacionados com o consumo, nomeadamente em temáticas relacionadas com o investimento corporal, por exemplo a nível da importância das dietas e do exercício físico, a moda e os padrões de beleza corporal na sociedade de consumo.Numa terceira parte são analisadas as dinâmicas que envolvem a identidade, a auto-imagem e o corpo como projecto e desenvolve-se uma discussão para a conceptualização da imagem corporal do ponto de vista sociológico.Seguidamente são focadas as diversas técnicas de avaliação e nas práticas de investimento na Imagem Corporal e, por último, examina-se a possível evolução da insatisfação corporal para distúrbios alimentares, estabelecendo o seu quadro sintomatológico, numa perspectiva que entrecruza factores biológicos, psicológicos e sociais.