Dia Cinzento e Outros Contos, O

Autor(s) Mário Dionísio

13.70 12.33 -10%

Editora: Clássica Editora
Ano: 2022
Nº Páginas: 224
Peso: 0.280 Kg
Dimensões: 210x140x12 mm
ISBN: 9789725614624
Categoria(s) Autores Portugueses
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

“Existem duas versões destes contos: a primeira foi publicada em 1944 e a segunda vinte anos mais tarde. Além disso, encontra-se na Casa da Achada - Centro Mário Dionísio um exemplar da primeira edição no qual o autor anotou as correcções manuscritas que pretendia introduzir com vista à reedição do texto. Há mesmo dois conjuntos de correcções, umas a preto, outras a vermelho, acrescidas de alguns raros retoques a azul. Pelo que é possível comparar grosso modo quatro versões de cada conto da primeira edição – a segunda intitula-se: O dia cinzento e outros
contos, anunciando já no título o adicionamento de alguns contos inéditos. Na sua‘Evocação em forma de prefácio’, Mário Dionísio não esconde os retoques introduzidos, todavia não lhes atribui outro motivo que não a preocupação de ‘perfeccionismo’ e só se estende sobre o primeiro conto, ‘Nevoeiro na cidade’, para explicar que razões evidentes de censura o tinham levado, na primeira edição, a escolher Paris sob a ocupação alemã como cenário para justificar a actividade clandestina que constitui o esqueleto do enredo, e que, tendo essa precaução deixado de se justificar, a narrativa passou a situar-se no seu verdadeiro contexto, lisboeta, e as personagens retomaram os seus nomes portugueses originais. Ora, parece-nos que o autor pretendeu assim camuflar o profundo trabalho de reescrita a que se dispôs em prol dessa reedição.”

in Dialogar com o Leitor: O Dia Cinzento de Mário Dionísio, comunicação de SERGE ABRAMOVICI no Congresso Internacional «Mário Dionísio no Centenário do seu Nascimento”.
“Como uma pedra no silêncio”», 2016.

Título recomendado pelo Plano Nacional de Leitura