Recordações da Casa dos Mortos

14.90 13.41 -10%

Editora: Clássica Editora
Ano: 2021
Nº Páginas: 272
Peso: 0.250 Kg
Dimensões: 200x130x12 mm
ISBN: 9789725614303
Categoria(s) Autores Estrangeiros
Disponibilidade: Exemplares Disponíveis Apresentam Desgaste
Adicionar ao Carrinho

Um dos mais famosos livros deste grande vulto da literatura universal — Recordações da Casa dos Mortos é, talvez, aquele que mais directamente nasceu da sua experiência de deportado. É, como escreveu Gilbert Sigaux, o testemunho de um Dante que regressou do Inferno e, também, uma dramática denúncia da própria condição humana. Nele encontramos o invulgar poder de análise psicológica, o profundo misticismo, a luta contra os fantasmas da consciência, a busca de um fundamento ontológico do ser tão característicos de Dostoiévski.

Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski nasceu em 1821, em Moscovo. Após a morte da mãe, o pai, que viria a ser assassinado em 1839, matricula-o na escola militar de engenharia de São Petersburgo. Atraído pela literatura, o jovem Dostoiévski abandona, em 1840, o exército e passa a viver de traduções.

Em 1846 estreia-se com o romance Gente Pobre, entusiasticamente acolhido pela crítica. Mais tarde associa-se a um grupo de activistas liberais.
Preso em 1849, é condenado à morte; momentos antes da execução vê a sua pena comutada em quatro anos de trabalhos forçados na Sibéria.

Da deportação nasceu, no dizer de Pierre Pascal, o verdadeiro Dostoiévski de Recordações da Casa dos Mortos, Humilhados e Ofendidos, Crime e Castigo, Os Possessos e Os Irmãos Karamazov.